Sunday, December 01, 2013

CRIATURAS DEFINE REPERTÓRIO

No Quartinho Records, ensaio de sábado, 30/nov/2013. Foto: Macumba
O show do dia 20 de dezembro no 92 graus, em Curitiba, já tem repertório definido!

Ao todo serão 14 músicas entre "clássicos" da banda que muita gente vai saber cantar, e alguns covers que animaram os primeiros shows dos Criaturas.

O Entrevistador conversou com Xanda Lemos sobre o que esperar desse revival. Um pouco cética, mas animada, ela não garante, mas quer uma volta triunfal!

XL- Depois de anos sem tocar essas músicas não foi, ou melhor, não está sendo nada fácil relembrá-las. Algumas letras, harmonias, solos, rifes, simplesmente evaporaram da memória. 

EF- Mas como você deixou isso acontecer?

XL- Bem, estas músicas estão na ociosidade por 12 anos, perdidas na escuridão do sótão musical que virou nossa caixola. 

OE- E como vocês irão resgatá-las?

XL - Ensaiando. Aos poucos, as músicas estão voltando a embalar naturalmente. Os últimos ensaios aqui no Quartinho Records Charlotte já foram bem mais animadores! Porque os primeiros, confesso que quase me arrependi. 

OE - Se arrependeu? Se arrependeu do quê?

XL - De inventar o retorno! Eu primeiro queria uma volta triunfal! Mas fui frustrada logo no início, quando vi que não era capaz de entoar uma canção inteira sem começar errando. Já não tocamos tanto, e muito menos juntos!

OE - E o que fez você inventar, como você diz, o retorno?

XL - Recentemente perdemos o Rafa e eu e Bruno não tivemos chance de dizer tchau nem de render nossa homenagem. E a morte, por mais horrível que ela seja, está sempre nos lembrando que a vida é curta demais pra não ser boa. Então eu pensei poxa, a gente tá aqui! A gente tá vivo. Nós temos o DEVER e a MISSÃO de lembrar, ressuscitar a boa Criatura, a Criatura original que existe em nós.

OE - Criatura que gosta de tocar e de cantar e de estar no palco?

XL - É! Por tudo isso! Tocar com a Tati [Lemos] e o Tile [Douglas] de novo, com a Tábata e mais um monte de velhos jovens amigos na plateia, vai ser oááátimo! Um prazer e uma emoção indizíveis!

OE- E vocês por aí, já estão preparando seus ouvidos? Responda via twitter! @CRIATURASCWB

Monday, November 11, 2013

SHOW DOS CRIATURAS JÁ TEM DATA MARCADA!

Criaturas em: Helium Heads

Neste dezembro, dia 20, solte a Criatura que existe em você! Mais detalhes (preço, horário, endereço, outras atrações, etc.) em breve.

Enquanto isso, crie uma versão da logo clássica da banda e tuíte para @CRIATURASCWB! Todos os participantes vão ganhar RT, e o criador da melhor versão leva um disco e um adesivo oficial da banda, além de entrar no show do dia 20 na faixa.

#criaturas
#revival
#dezembro2013

Participe!

Saturday, November 09, 2013

CRIATURAS VEM AÍ...


Matéria que saiu na Gazeta do Povo em 2002.


Em dezembro de 2013 o quinteto original criaturesco vai se reunir para um revival inédito em Curitiba.

Demorou mais de 10 anos para isso acontecer! Já era tempo.

Além de "ressuscitarmos" alguns clássicos do repertório daquela época, vamos render nossa homenagem ao Rafa, que se foi em julho de 2013.

A data e o local ainda não estão confirmados.

Mas em breve vamos postar as informações aqui!

Saturday, July 13, 2013

HERE, THERE, AND EVERYWHERE




Hoje abri o baú. Saíram de lá memórias de muitos anos, cheias de fungos e pó. Ver o passado espalhado no chão do quarto foi um pouco triste. Cocei o nariz. Fotos, jornais, arquivos esparramados. Antigos cadernos e revistas.

Buscava uma música do Rafa que meu sobrinho, e depois meu cunhado, pediram pelo feice. Eu pensei que ela estivesse numa pasta com todas as cifras e letras de nossa outrora venturosa carreira musical. Mas antes que eu pudesse encontrá-la, dei de cara com a nossa juventude. Uma agonia precedeu o prazer de um espirro e eu disse It's GOOD! -- to be young again.

Nos copiões empoeirados empunhávamos nossos instrumentos. A iluminação naquele palco estava oááátima. Vermelho, roxo, amarelo, azul, uma profusão de imagens, e cores, e sons. De repente os acordes da guitarra do Rafa eclodiram nos tubos dos auto-falantes e sua voz encheu a minha casa de vigor. Era o Bruno que tinha acabado de encontrar uma versão da música gravada nos arquivos do computador. Ah, a tecnologia! Um compasso depois e já tínhamos compartilhado a descoberta.



Senti um misto de euforia e dor. A morte, muito mais do que a vida, é um sôco no estômago de quem fica. Um golpe duro, uma bile amarga de saudade, de vontade de voltar no tempo. De viver mais uma vez aquele tempo. É tão injusto não poder estar perto de todos aqueles amamos. Mas, no fim, o tempo que não volta é o mesmo tempo que nos conforta.

E ouvindo aquele punk rock eu chorei, e depois sorri, e sorri, e sorri, e fui dobrar as meias lembrando só das coisas boas que passamos. Das viagens loucas que fizemos. Das tardes de ensaio no Quartinho Records. Do show do Supergrass, do Oasis, dos shows que demos e fizemos juntos. Das madrugadas e festas amanhecidas... dos churrascos da aurora das nossas vidas.

E finalmente fechei o baú e o vazio e a tristeza transbordaram de lembranças. Meu aniversário no Red Lyon: depois dos parabéns o Rafa pegou o violão e puxou In My Life, dos Beatles, e o bando de beatlemaníacos que estava no bar entoou a canção e aquele foi o presente mais lindo que ganhei...

There are places I remember
All my life, though some have changed
Some forever not for better
Some have gone and some remain
All these places have their moments
With lovers and friends I still can recall
Some are dead and some are living
In my life I've loved them all
But of all these friends and lovers
There is no one compares with you
And these memories lose their meaning
When I think of love as something new
Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before
I'll often stop and think about them
In my life I love you more

Dormingo daqui de Charlotte vou cantar essa pra você.

Sunday, July 07, 2013

LUTO



Nosso querido amigo Rafael Rodrigues faleceu esta noite, no Hospital Erasto Gaertner em Curitiba.



Compositor, vocalista e guitarrista das bandas Tarja Preta (2000-2003) e Criaturas (2004-2011), Rafa lutou bravamente contra o cancer. Hoje nos deixa, cedo demais. Deixa um vazio dentro todos nós.






Mas o Rafa também deixa sua música, sua voz, seu grito raivoso. Suas letras, suas histórias e seus sorrisos. E deixa saudades. Muitas saudades.





Nossos mais sinceros sentimentos a todos os familiares, principalmente à sua avó, aos pais Rudiney e Izabel, à  namorada, Liana, ao amigo/tio Rogério e ao Lennon, que o acompanharam diariamente nesta luta. Rafa também deixa um filho, Daniel, de 7 anos.

O velório será hoje (7/7/2013) na Capela Vaticano, Av. Hugo Simas, 26 (atrás do Cemitério Municipal de Curitiba), das 9 da manhã às 5 da tarde.