Friday, November 27, 2009
Tuesday, September 29, 2009
O SEXTO DEDO UNIVERSAL!
Agora o nosso disco pode ser inteiramente comprado/downloadeado no I-Tunes, no Tune-Core e na Free Amazon.
Mas não é só isso! Se você ou seu amigo exilado preferirem adquirir apenas algumas falanges, ou seja, somente algumas músicas, não tem problema. O ambiente democrático da net faz com que seja possível adquirir quantas músicas quiser sem pagar a mais por isso!
Ao adquirir um produto Criaturas você estará ajudando a banda a se reunir para uma série de shows com músicas inéditas no Brasil no início do ano que vem. Por isso, ajude a divulgar o Sexto Dedo!
Não deixem o sonho acabar!
O Homem-Mosca ainda voa!
Monday, July 13, 2009
O Dia Mundial do Rock é uma farsa (and so do I)!!!
Quer tirar a prova? Procure Dia Mundial do Rock no goolge em português, e depois em inglês, "July 13th, day of rock". A primeira busca resultará em considerável volume de ocorrências, já na segunda aparecerão somente 2 míseras pagininhas com vídeos e link de bandas brasileiras (ou melhor, gaúchas).
Não que isso seja um problema... mas acho bom desmitificar. Essa história do Dia Mundial do Rock aconteceu lá por volta dos anos 80, quando artistas famosos resolveram se unir contra a fome na África, participando de um festival que ocorreu ao mesmo tempo nos Estados Unidos e na Europa, afim de arrecadar fundos para os barrigudinhos da Somália.
Festivais como estes eram moda naquela década, mas este do dia 13 ficou mais famoso porque ocorreu simultaneamente em dois continentes e arrecadou 60 milhões para a causa da fome. Engraçado que os barrigudinhos da Somália continuam magros e desnutridos.
Aliás falta no mundo mais dias mundiais do rock, do jazz, do blues, da MPB, do pagode, seja lá do que for, que tenham este cunho filantrópico. Tanta criança desnutrida no Brasil, e os roqueiros, forrozeiros, pagodeiros e sertanejos universitários enchendo a pança de cachaça e nem aí pros descamisados e famintos brasileiros.
Mas voltemos ao roque, que é o que nos interessa... eu, depois de muito tempo prezando por ser roqueira e vivendo este desafio de viver da música, e mais ousadamente, do rock, cheguei a algumas conclusões diferentes da maioria daqueles aos quais, doravante, chamarei "roqueiros de verdade".
Eu não nasci pra ser roqueira. Primeiro porque cresci num ambiente MPB refinadíssimo - onde nem Roberto Carlos era muito bem visto. Minha educação musical foi escolhida a dedo por meus pais, e os meus ouvidinhos infantis iriam ouvir somente o fino da bossa, a música mais elitista possível. O Chico e o Tom eram os prediletos. Caetano e Gil, João Gilberto (chato pra caralho!) e Gal. O Rock só viria a conhecer na adolescência graças aos meus irmãos mais velhos e a minha paixão por Rita Lee e Roberto Carlos. Enfim.
A verdade é que esse tal de róquenrou foi uma fase muito boa da minha vida em termos de banda. Mas ele não acrescentou absolutamente nada financeiramente, muito pelo contrário, custou uma dinheirama violenta pra investir em instrumentos, cordas, viagens, cigarro, drogas, álcool, hospital, multas de trânsito, sem falar na chapinha, no cabeleireiro, na manicure, no figurino, nos quilos de bótons e batons, afinal de contas roquer requer estilo, e roqueiro que se preza não pode ser uma pessoa comum, né, roquer que é roquer tem que se destacar da multidão, ter um visual, saca? E acabar ficando igual aos outros roquers, mas ah.
Sem falar nas drogas. Cara! Acho que com tudo que eu já gastei só em álcool e cigarro dava pra fazer uma plástica com o Pitangui pra tirar essa barriga que os anos de bera me proporcionaram. Ou um transplante de pulmão, porque os meus já não valem merda nenhuma, pobrezinhos. E o fígado então? Afe! Bem, vejam o Ivo, do Blindagem. Isso sim é rock pra caralho!
O rock me proporcionou boas lembranças, mas as mais vivas delas permanecem aqui em carne em osso, na frente do espelho, quando você está com 30 e já não pode mais beber num dia sem sentir nada no outro. Daí você olha pro Keith Richards e pensa: esse sim nasceu pro Rock. A Andreza, do Uh La Lá também. Algumas poucas pessoas só, nascem pro rock.
Enfim, eu sou uma farsa. Eu não nasci pra ser roqueira, eu na verdade nasci pra ser atleta, mas daí veio o rock, daí fodeu! Foram alguns anos em que só me diverti, em que não fiz mais nada além de queimar neurônios e construir uma imagem mais ou menos carimbada na (ai como eu detesto essa expressão) "cena curitibana". Daí logo fui me preocupar (ou não) com algumas fofocas do meio, me envolvendo em intriguinhas tolas que nunca levaram a lugar nenhum, consegui bons amigos e alguns inimigos, fãs e desafetos anônimos, enfim. Tudo isso o rock acrescentou em minha vida. E não teria feito o menor sentido, não fosse O Sexto Dedo arrematar tudo bem arrematadinho no fim.
Quando comecei a notar que o rock não me levaria muito longe, passei a priorizar outras coisas como faculdade, trabalho, namorado. Tudo bem que só me formei com 30, mas me casei, saí do país, estou vivendo uma vida que jamais imaginei que pudesse levar - morando bem, num país de primeiro mundo, fazendo mestrado e dando aula na principal universidade da Carolina do Norte. E o Geto - um puta cara que eu respeito pelos trabalhos que desenvolve e gosto muito mesmo da pessoa - vem dizer que vendemos a alma ao diabo?!?!!
Bom, o que eu quero dizer com tudo isso? Que o roque é uma merda e que me arrependo de tudo? Não, claro que não! O meu recado é esse, galerinha do rock:
O nosso rock'n'roll é o Sexto Dedo. Ouça esse disco e diga se ele não é bom, não é pesado, não é bem gravado, e o caralho a quatro. Ou continue sendo o típico rocker curitibano e não ouça! O rock tá aí e os roqueiros da minha cidade não dão a mínima. A rádio rock ignora. A rádio que não toca rock é que divulga!!! Vai entender. O diabo é Curitiba. E nós infelizmente não conseguimos nos vender por aí, pergunta pro Marcão lá da Vinyl quantos CDs nossos ele já vendeu? Zero discos? Um disco?
A nossa alma está no Sexto Dedo e o diabo não quer comprar... e olha que tamo vendendo baratinho, só 15 pila cada unidade. Por isso, gostaria de mandar vocês tomarem no cu, porque afinal de contas Curitiba não começa com cu à toa. E claro, hoje é o dia mundial do rock, o dia de tomar atitudes roqueiras babaquinhas e revoltadas!
Aos roqueiros de verdade, e aos otários que comemoram, feliz dia Mundial do Rock!!
Friday, July 10, 2009
É AMANHÃ NA EDUCATIVA FM 97.1
SERÁ SÁBADO DIA 11 DE JULHO NO PROGRAMA CONVERSA AFINADA
QUE IRÁ AO AR A PARTIR DAS 14HS!!!
VÃO ROLAR MÚSICAS DO DISCO E UMA ENTREVISTA COM O CAETANO, NOSSO BAIXISTA E RELAÇÕES PÚBLICAS DA BANDA NO BRASIL...
VOCÊ VAI PERDER ESSA PORQUE NÃO MORA NA REGIÃO?
SEU RÁDIO QUEBROU?
NÃO SE DESESPERE!
VOCÊ PODE OUVIR AO VIVO PELA INTERNET, BASTA ACESSAR O SITE!
http://www.rtve.pr.gov.br
NÃO SE ESQUEÇA! O SEXTO DEDO COM VOCÊ NA EDUCATIVA!
O Homem Mosca vs. Serenata!
Monday, July 06, 2009
Alô Caxias do Sul!!!
PROMÚSICA ESCOLA E LOJA
Av Júlio Castilhos, 2001
Caxias do Sul - RS
CEP 95010000
Fone (54) 3223-4282
MISSISSIPPI DELTA BLUES BAR
Moinho da Estação
Caxias do Sul - RS
Fone (54) 3028.6149
Valeu, Gra!
Thursday, July 02, 2009
Enquanto isso, no Mondo Bacana...
Isso significa que se cada um de vocês que já baixou o disco indicar o link para pelo menos um amigo, em breve serão mais de mil e quatrocentos downloads. Mas se você ainda não faz parte dos 700 espertos que já estão desfrutando d'O Sexto Dedo gratuitamente, aproveite para baixar agora.
Tuesday, June 30, 2009
Acústico Yan Lemos
+++++ Serviço:
Show acústico Yan Lemos
Quarta - 01/07/09 às 22hs
Trip Bar
Mateus Leme, 754 - Centro - Curitiba - PR
Entrada: R$ 7,00
Conheça os "Yans" e suas facetas aqui:
www.cosmonave.com
www.joaopercival.blogspot.com
www.atodotempo.blogspot.com
www.ilusaodevodka.blogspot.
Monday, June 29, 2009
Enquanto isso, no Myspace...
O povo tá criativo... hehehe!
Eu sobre O Sexto Dedo
O Incesto Dedo - filho meu e dos irmãos Bruno e Caetano Zagonel, nasceu. Ficou lindo! Puxou aos Mutantes.
Saturday, June 27, 2009
Flavio Jacobsen sobre O Sexto Dedo
"Ontem de madruga, depois do futeba é que fui ouvir o disco, como ele merece, com fone de ouvido e tudo. Maravilha, Xanda! Curti o lance de ter algumas canções das antigas que ganharam o tratamento que elas mereciam. Golaço! Agora é viver a vida leve, de boa. Falou e disse, neguinha. Quer dizer: cantou e disse!"
Flávio é escritor, compositor, publicitário, artista de rock, fanático por futebol e blogueiro de plantão.
Valeu, Flavião!
Friday, June 26, 2009
Caetano comunica:
Então, você já sabe: sábado, 11 de julho cola teu ovido no radinho pra ouvir Criaturas no programa Conversa Afinada, que vai ao pela Paraná Educativa FM 97,1 às 14:00. Deixamos aqui nossos agradecimentos ao Darci por nos dar a honra de participar neste oááátimo programa e ao Caetano que teve que sair do trabalho em horário comercial para cumprir com a agenda de relações públicas dos Criaturas!
Dica Musical
Thursday, June 25, 2009
Sabe onde você enfia O Sexto Dedo?
Nas rádios de Curitiba!
Daqui a pouco às 10:30 da matina o Caetano - nosso ilustre baixista - tem uma entrevista na Educativa FM pra divulgar nosso disco! Chique né? Vamos meter O Sexto Dedo nas rádios com a ajuda de vocês!
Mundo Livre FM 93.9 - Fone 3315-0093. Peçam CRIATURAS! E aproveitem para participar da promoção para ganhar um ingresso do show do Caetano Veloso no Teatro Positivo, dia 27/06. É só ligar ou se cadastrar pelo site. Os sorteios vão rolar durante a programação.
Fone da 91 Rock 91.3 - Fone 3315-0091. E-mail: comercial@91rocknews.com.br (aliás que sitezinho lazarento, não tem nenhum lugar onde você encontre fale conosco, contato, etc...). Peçam para tocar músicas do álbum O Sexto Dedo, dos Criaturas!
Educativa AM/FM -Fone 3331-7400. Peçam para tocar músicas do álbum O Sexto Dedo, dos Criaturas!
Lumen FM 99.5- Fone 3315-0995. Peçam para tocar músicas do álbum O Sexto Dedo, dos Criaturas!
Peçam para tocar músicas do álbum O Sexto Dedo, dos Criaturas!
Peçam para tocar músicas do álbum O Sexto Dedo, dos Criaturas!
Peçam para tocar músicas do álbum O Sexto Dedo, dos Criaturas!
Peçam para tocar músicas do álbum O Sexto Dedo, dos Criaturas!
Album Alucinante!
"Música da boa mesmo, faça sua adesão ao vício... de repente, 5 dedos não são mais o suficiente!"
Em 24 de junho de 2009, no perfil d'O Sexto Dedo.
Romulo: seu depoimento é oátimo!
Criaturas agradece!!!
Tuesday, June 23, 2009
Sorte de Hoje
Envie para 10 pessoas e até o final de semana encontrarás o verdadeiro amor da sua vida.
Envie para 20 pessoas e até o final do ano você vai se realizar profissionalmente.
Envie para 30 ou mais pessoas e algo inesperado, mas muito bom, irá lhe ocorrer dentro de alguns minutos.
Mas cuidado! Não delete esta mensagem ou um virus irá infectar seu computador apagando todas as músicas d'O Sexto Dedo que você baixou aqui.
Monday, June 22, 2009
Los Bife sobre Criaturas
Os piá parecem ser bem novinhos, mas nem por isso deixam de criar músicas com letras intrigantes e bem humoradas, além de arranjos muito criativos. Para conhecê-los, clique no título desta postagem ou ouça-os em www.myspace.com/bandalosbife
Eu recomendo ouvirem a música Amy, muito, muito boa!
Friday, June 19, 2009
Para quem tem perfil no
Obrigada, vocês são oátimos.
Wednesday, June 17, 2009
Deu na Gazeta!
Um elogio desse, vindo do Luiz - um jornalista muito competente e de extremo bom gosto - certamente é uma honra para nós, e mais uma prova de que tanto trabalho realmente valeu a pena.
Fica aqui nosso muito obrigado ao Luiz Cláudio!!! Você é oátimo!!!
Para ler a matéria, basta clicar no título desta postagem.
O Homem-mosca vive!
Dizem que de graça até injeção na testa e ônibus errado, então por que não dedicar alguns minutos de seu tempo para um downloadizinho básico? É assim ó: você acessa www.mondobacana.com e clica no ícone "crie uma conta", que fica no canto superior esquerdo do site (a ilustração é de um sinal de mais com uma pessoinha do lado). Ali você faz o seu cadastro, seguindo as instruções do site. É simples e não demora mais do que um minutinho.
Depois que você confirmar seu cadastro acessando o e-mail indicado, você estará pronto para baixar nosso precioso material. Volte ao site, faça seu log in, acesse o ícone "downloads" e logo em seguida "discos", encontre na lista o nome Criaturas e baixe a barra de rolagem até encontrar o ícone em azul "Baixe aqui o disco completo + Capa".
E pronto! Agora é só ouvir, colocar no seu MP3, MP4, I-pod, gravar num CD e deixar no carro ou presentear um amigo. Lembrando que para presentear o amigo, se você estiver em Curitiba tanto melhor, pois o disco está à venda na Loja Vinyl Club, (41) 3223-2763 Rua Ébano Pereira, 196 - lj. 05 CEP 80.410-240 - Centro - Curitiba - PR - Brasil.
Obrigada!
Monday, June 15, 2009
Palavra de Fã!
Eloy // 11.06.09 às 15h37 @ blog da Reles
Thursday, June 11, 2009
As mágoas são águas paradas!
Por que diabos eu escrevo isso agora - vocês leitores que não são muitos se perguntam. Bem, porque eu tô meio magoada já faz um tempo e ao contrário do que digo na faixa dois d'O Sexto Dedo, infelizmente as mágoas não são águas passadas. São sim, águas paradas.
A parada é a seguinte. Que mágoa não é a palavra certa. Tô meio puta da cara mesmo com a dificuldade de se conseguir que alguém, algum jornalista, ou crítico competente escute o nosso disco e escreva uma resenha de verdade, sem somente copiar aquele release bunda mole e careta que eu mesma escrevi justamente por não encontrar nenhuma pessoa para fazer isso por nós.
Daí você mostra o disco e pedem a porra do release pra obter mais informações sobre o material, e o que acontece? O release bunda-mole se perpetua ou, como no caderno de programação da Fnac que tem pouco espaço, os caras fazem um resumo que deixa o texto parecendo uma construção estrangeira ou uma produção textual de uma criança recém-alfabetizada.
Pãããtz, dá uma raiva dos diabos. E não passa. Daí você manda um e-mail pras rádios pedindo pra tocar seu som. E nem um auto-reply os caras se dão mais o trabalho de mandar! É dureza... que posso eu fazer? Continuar tentando. E claro, resmungar um pouco. Pra desabafar. Aqui tá um calor dos infernos!
Wednesday, June 10, 2009
Monday, June 08, 2009
Clica em mim...
Friday, June 05, 2009
Quero uma mãozinha para O Sexto Dedo
Nunca vou esquecer do suspiro lamentoso do Caetano após o dia do lançamento na Fnac. Estávamos no estacionamento do Shopping Barigüi, guardando instrumentos e CDs no carro, e bateu nele aquela deprê. O que foi, Caetano, não gostou do show? Eu perguntei. E ele disse Nããão, o show foi oátimo, o duro é agora, né. O show terminou, o disco tá aí e nada vai acontecer. Eu vou continuar a ser o Caetano que trabalha na Esso e você a Xanda mulher do Bruno, que moram em Charlotte.
Eu, muito otimista, disse que não, que ele estava se preocupando à toa, que a gente ia divulgar pela internet e que eu tinha levado o disco em quase todas as rádios da cidade pessoalmente, e que O Sexto Dedo ia dar muito o que falar. Mas agora cá em Charlotte, vejo que a constatação do Caetano era mais do que verdadeira. Implacável.
É de fato uma frustração imensa preparar um trabalho com tanto esmero e não obter uma reação dos jornalistas e críticos musicais da cidade. Do público e principalmente da família e dos amigos, felizmente, não podemos reclamar. Muita gente compareceu e comprou CD, muitos estão fazendo download do disco e alguns até deixaram comentários lá no portal, o que pode não significar nada para vocês, mas para nós é um feed back necessário, que dá mais sentido ao trabalho.
Família e amigos, vocês que são suspeitos por estarem emocionalmente envolvidos. Vocês que nos aturaram nas melhores e piores fases da banda porque, antes de serem fãs dos Criaturas, vocês eram nossos pais, tios, avós, irmãos, sobrinhos, camaradas. A vocês eu faço um apelo!
Ajudem-nos a divulgar nosso trabalho! Mandem e-mail e liguem para as rádios Educativa AM e FM, 91 Rock, Mundo Livre FM e Lumen pedindo alguma música do disco, mandem e-mails para os seus amigos com o link para dowload. Se conhecerem jornalistas, radialistas, blogueiros, mecenas cheios da grana, críticos de arte, produtores musicais, músicos, empresários, empreiteiros, atores globais, donos de bares, DJs, quem quer que seja potencialmente apto a ouvir o disco e a emitir uma opinião que possa promover uma maior divulgação d'O Sexto Dedo, entre em contato conosco que enviaremos um CD!
Eu teimo em ser otimista porque eu sei - eu, que nunca gostei muito das coisas que gravei anteriores a este disco com exceção talvez da primeira versão de Homem Mosca e do EP Lugares Comuns - que este trabalho está lindo e que por isso merece ser ouvido pelo maior número de pessoas possível!
Sei que podemos contar com a ajuda de vocês!
Obrigada, vocês são oátimos!
Thursday, June 04, 2009
Endless Night
Gostaríamos de agradecer imensamente a presença de todos que compareceram neste dia, principalmente àqueles que tiraram fotos, filmaram, venderam CD's, compraram CD's, a vocês que só estavam passando e resolveram conferir o som, aos que foram somente para fazer o som, aos que cantaram junto, aos que fizeram perguntas e aos que permaneceram calados, arigatô, gracias, danke, thanks, merci, kösz, obrigado(a)!
Wednesday, June 03, 2009
With a little help from my friends...
Não foi exatamente uma resenha, mas um anúncio. O querido Moon (amigo nosso e baterista da Relespública) lembrou de divulgar o Sexto Dedo no blog que a Relespública assina pelo site da MTV. Dêem um pulo lá e comentem! Para pulular nos canais das mídias só mesmo com muito burburinho, galera! Ajudem-nos falando bem ou até mesmo falando mal, mas por favor, não fiquem em silêncio!
Criaturas agradece.
Wednesday, May 27, 2009
TERÇA NA FNAC
O lançamento d'O Sexto Dedo foi ontem na Fnac. Casa cheia, show agradável com novos e velhos sons de Criaturas.
ENFIM "O SEXTO DEDO"
Após oito anos de estrada, algumas mudanças de formação e, consequentemente, de sonoridade, Criaturas lança seu primeiro álbum de estúdio, curiosamente intitulado "O Sexto Dedo". O repertório do disco é composto por 13 canções, e soará inédito até para aqueles que acompanharam de perto a história do grupo. A banda hoje se resume no trio original, composto pelos irmãos Bruno e Caetano Zagonel (bateria e baixo, respectivamente) e a compositora, cantora e guitarrista Xanda Lemos.
O disco, produzido por Alvaro Ramos e Fred Teixeira, contou com a participação de Du Gomide nas guitarras e do gaúcho Gra Anzola nos teclados. Além disso, Fábio Elias (Relespública), Coxinha (ex-Catalépticos e Hillbilly Rawhide), Andreza Michel (ex-Gianninis e Uh La La) e Kátia Aguiar (ex-Bidê ou Balde e Uh La La) também dão o ar de sua graça.
Mas as participações não param por aí. Homem Mosca traz Betinho do Violino para interpretar com seu instrumento o personagem-título da canção, e duas músicas trazem um forte naipe de metais. Dos instrumentos que compõem a sonoridade do disco, tem ainda acordeom, sítar, bandolim e banjo. Tantas participações vindas de diferentes nichos musicais vêm enfatizar a diversidade sonora encontrada no disco.
O álbum passeia por influências do jazz em O Homem Mosca e A Nossa História, passa pela MPB em Vou te Esquecer e O louco, arrisca um folk divertido de final psicodélico na canção Tábata; algo entre um fado e uma polka (seria mesmo?) em Insuportavelmente Só, além do funk de Shut Up, do pop quase descarado de Endless Night e das baladas rock que sempre fizeram parte do repertório sonoro da banda.
Por tudo isso, o disco surpreende. E é assim, mais pela música do que por rótulos, que Criaturas se despede de seu seleto grupo de fãs. Mesmo sem nenhum sinal de voltarem à ativa tão cedo, eles garantem: Criaturas nunca acabou.
O disco pode ser baixado no site www.mondobacana.com